Hospital geral do Moxico beneficia de 26 bolsas de sangue

Luena – Vinte e seis bolsas de sangue, equivalente a 13 mil mililitros, foram doados hoje, sexta-feira, no Luena, ao centro hemoterapia do hospital geral do Moxico (HGM), pelos fiéis da Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes em Angola na África (IFEPAA) “Bom Deus”.

Coordenada pela delegação local da Cruz Vermelha de Angola (CVA), a acção humanitária permitiu a colheita de dez bolsas do tipo O+, oito (B+), cinco (A+) e uma do tipo (AB+).

Ao agradecer o gesto, o responsável da área de hemoterapia do HGM, Cândido Francisco Daniel, disse que apesar de ser insuficiente, o produto vai minimizar a carência da unidade hospitalar que realiza uma média diária de nove transfusões sanguíneas.

Fez saber que os três bancos de sangue que o hospital possui estão vazios, apelando outras instituições e pessoas singulares de boa fé a seguir o mesmo exemplo que visa salvar vidas humanas.

O director do coral da juventude do Bom Deus, Castro Malitchi, prometeu continuar a sensibilizar os fiéis daquela congregação religiosa para a doação de sangue nas instituições sanitárias locais, no âmbito do cumprimento da sua missão social.

Enquanto isso, o delegado provincial da CVA, Alberto Issuamo Cauina, referiu que o acto é uma sequência da campanha de doação iniciada em Novembro último e que foi interrompida em Dezembro, devido as celebrações do fim do ano.

No mesmo âmbito, indicou, 50 efectivos da Polícia Nacional foram igualmente mobilizados para doar sangue ao hospital municipal do Moxico, neste final de semana.

A Igreja Fraternidade Evangélica de Pentecostes na África em Angola (IFEPAA) “Bom Deus” está presente a nível nacional e internacional, tendo sido fundada aos 15 de Fevereiro de 1981, em Luanda, pelo apóstolo Simão Lutumba.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *